«O outro pé da sereia» Mia Couto

Еscritor: Mia Couto

ISBN: B009WWIKVS

Descrição do livro «O outro pé da sereia» Mia Couto

Neste retrato poético, alegórico e crítico da Moçambique contemporânea, a imagem de uma santa católica que encanta e perturba todos que dela se aproximam é o centro de uma trama dividida em dois momentos históricos, entrelaçados por questões étnicas, religiosas e destinos familiares.

No ano de 2002, uma década após os acordos de paz entre o governo e as forças rebeldes, Moçambique se encontra em fase de recuperação. Um pastor e sua esposa, Mwadia Malunga, descobrem uma imagem de Nossa Senhora nas margens de um rio na pequena localidade de Antigamente. O curandeiro da aldeia adverte que eles profanaram o espírito do rio e agora enfrentam grande perigo. Mwadia decide, então, retornar a Vila Longe, onde deixou sua família, para abrigar a estátua.

Curiosamente, esta é a mesma estátua que, em 1560, acompanha o jesuíta Gonçalo da Silveira ao partir de Goa, na Índia, com o objetivo de converter ao cristianismo o imperador do Reino do Ouro, ou Monomotapa, situado na região fronteiriça entre os atuais Zimbábue e Moçambique. A imagem de Nossa Senhora é conhecida pelos escravos da nau portuguesa como Kianda, uma divindade das águas, e os africanos a chamam de Nzuzu, a rainha das águas doces.

De volta ao século XXI, a pequena Vila Longe se prepara para receber a visita de um casal de antropólogos americanos, revelando personagens exemplares e muito divertidos do cotidiano moçambicano – bem como do universo literário de Mia Couto. As relações de sincretismo religioso e o choque cultural entre portugueses, indianos e africanos estão presentes ao longo da narrativa, e os estrangeiros contribuem para o caldeirão cultural e religioso local, oferecendo um retrato ao mesmo tempo cômico e desolador do mundo globalizado. Se desejar explorar esta trama complexa e cativante, você pode baixar o livro e lê-lo online para mergulhar na escrita única de Mia Couto.

Com a ajuda do nosso serviço de livros El-biblioteca, você pode encontrar onde comprar, ler o livro «O outro pé da sereia» Mia Couto gratuitamente ou baixá-lo sem registro nos formatos txt, mobi, epub, pdf, além de um livro no Kindle em português para iPhone, Android, PC (computador) e tablet. Mostraremos os livros dos principais autores e seus best-sellers, romances, contos e contos de fadas de todo o mundo. Veja os melhores livros na página principal do nosso site El-biblioteca.